With Borders

No Borders

10/09/2012

BNDES E BANCO PROVINCIA VÃO FINANCIAR EXPORTAÇÃO PARA A ARGENTINA

Os presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e Gustavo Marangoni, presidente do Banco de la Provincia de Buenos Aires (Banco Provincia), assinaram nesta segunda-feira (10) contrato que permite o financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para a Argentina.
Segundo o BNDES, foi criada uma linha de crédito no valor equivalente de US$ 20 milhões ao banco argentino para financiar importadores locais de máquinas e equipamentos produzidos no Brasil. O crédito será fornecido na modalidade de apoio BNDES Exim Automático, na fase de pós-embarque.
Como os financiamentos concedidos pelo BNDES no Brasil por meio da linha Finame, o Banco de la Provincia de Buenos Aires será um dos bancos credenciados do BNDES naArgentina, assumindo o risco do crédito do importador argentino.
Os desembolsos dos recursos serão realizados pelo BNDES, em reais, diretamente aos exportadores, no Brasil, que receberão o pagamento à vista logo após o embarque de suas mercadorias, informou o banco. Nessas operações, não há remessa de recursos do BNDES para o exterior.


Exim Automático


O BNDES Exim Automático foi desenvolvido pela Área de Comércio Exterior do BNDES a partir da demanda de exportadores brasileiros, explica o banco. Criado em 2010, tem como objetivo dar maior agilidade operacional ao financiamento às exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e demais itens de maior valor agregado, mediante a concessão de linha de crédito a bancos no exterior.
Com o BNDES Exim Automático, o banco pretende consolidar as parcerias com bancos credenciados na América Latina, criando uma rede de instituições financeiras no exterior para apoiar as exportações brasileiras.
Segundo o BNDES, atualmente há 18 bancos credenciados para operar o BNDES Exim Automático em dez países: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Honduras, Ilhas Cayman, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Eles estão habilitados para financiar cerca de US$ 800 milhões em máquinas e equipamentos exportados do Brasil.
Até o momento, já foram realizadas mais de 50 operações em 6 países, abrangendo 16 bancos no exterior. São operações de valores diversificados, com prazo de financiamento de até cinco anos a importadores, apoiando, assim, as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras exportadoras de bens de capital, informou o BNDES.

Fonte: Globo G1