With Borders

No Borders

10/09/2012

NEGÓCIOS NOS TRILHOS 2012 - FERROVIA, MODO MAIS BARATO E MENOS POLUENTE

SÃO PAULO - Nos últimos anos os fabricantes de material rodante para transporte de carga reduziram o peso e aumentaram a capacidade dos vagões e os operadores ferroviários por meio de novas técnicas operacionais - com utilização de controle eficiente do diagrama de marcha dos trens - aumentaram a eficiência energética, além de reduzirem as emissões de gases.
Produtos desenvolvidos neste sentido para atender os mercados de carga e passageiros sobre trilhos serão destaque durante a 15a feira Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 06 a 08 de novembro de 2012, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
"Considerando o segmento de transporte público de passageiros sobre trilhos, as fabricantes da área como Alstom, Bombardier e Siemens estão entre as empresas que desenvolveram inúmeras soluções em material rodante e sinalizações, tudo para diminuir o uso de combustível, e obter maior eficiência energética e menor emissão de gases. As inovações serão divulgadas durante o evento Negócios nos Trilhos", diz Michael Fine, gerente de Eventos da UBM Brazil, organizadora do encontro.
Entre os produtos está o Citadis, modelo de VLT que a Alstom desenvolveu como uma solução moderna e sustentável, pois tem capacidade de transportar volume de passageiros equivalente a 50 carros ou três ônibus. O veículo tem um gasto de energia, por passageiro, 75% menor do que um ônibus elétrico e emite um quarto do ruído de veículos.
"Neste ano, a Alstom dá continuidade a ações para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, com ênfase nas soluções mais adequadas para cada cidade", afirma Marco Contin, diretor-geral do setor Transporte da Alstom no Brasil.
No caso da Bombardier, a empresa apresentou recentemente o Bombardier Primove, um sistema que permite que a alimentação aos VLTs se realize sem nenhum contato elétrico. O principio inovador do Primove está na transferência elétrica por indução magnética segura, já utilizada em espaços industriais, e agora, aplicado aos veículos ferroviários. Combinado com a nova tecnologia Bombardier Mitrac Energy Saver, que armazena a energia elétrica gerada durante a frenagem do veículo, permite economia de energia de até 30%.
Bondes e VLTs são modo de transporte com alta eficiência energética, consomem até cinco vezes menos energia por passageiro do que automóveis que transportam, em média, de um a dois passageiros. A família de VLTs Flexity da Bombardier é projetada para uma mobilidade sustentável durante sua vida útil, permitindo um índice de reciclagem de 92%, índice de recuperação de reciclado e recuperação de energia de cerca de 98%.
A Siemens desenvolveu o sistema para os trens na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, que é operado pela concessionária ViaQuatro. Trata-se do sistema de sinalização mais moderno do mundo para essa modalidade de transporte. É a primeira frota sem condutor baseada no conceito de automação integral em comunicação (CBTC). Essa solução permite a operação remota dos trens e um menor tempo de espera para o usuário na estação, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições.
Outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender os trens, assim é possível utilizar exatamente a energia necessária evitando desperdício.
S        obre a Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012)- Realizada pela UBM Brazil, a 15a edição da Feira Negócios nos Trilhos, está com quase 100% da área disponível para exposição comercializada. A edição 2012 deve receber mais de 7.500 visitantes e cerca de 180 expositores. Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a Feira Negócios nos Trilhos, que faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil - é conhecida por reunir as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e, principalmente, por ser palco de lançamentos das grandes novidades desenvolvidas pelo setor metroferroviário.
Sobre a UBM Brazil – No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de Feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios com sede em Londres. Nos mais de 30 países onde atua, a UBM constrói relacionamentos duradouros e oferece eventos que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global.

Fonte: R7