With Borders

No Borders

12/09/2012

IPC DE AGOSTO SOBE 2,1% EM 12 MESES E 0,4% ANTE JULHO NA ALEMANHA

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC, ou CPI na sigla em inglês) avançou em agosto na Alemanha um pouco acima do anteriormente estimado, informou nesta quarta-feira o escritório de estatísticas do país, o Destatis. Na comparação com o mês anterior, a alta foi de 0,4%, enquanto na comparação com agosto de 2011 a cesta de produtos avaliada estava 2,1% mais cara.
Os dois dados foram revisados em alta de 0,1 ponto percentual, na comparação com a estimativa preliminar divulgada no fim de agosto. A alta anual foi puxada pelos preços de energia, segundo o Destatis, onde houve alta de 7,6%.
Excluindo energia, a inflação ficou estável no mês e teve alta de 1,4% no ano.
Entre outras categorias importantes, os preços de alimentos e bebidas não alcoólicas recuaram 0,3% no mês e subiram 3,1% no ano. Vestuário e calçados tiveram alta de 1,5% no mês e de 2,0% em 12 meses.
Em termos harmonizados para a Europa, a inflação total avançou 0,4% no mês e 2,2% no ano. A estimativa preliminar para agosto foi assim confirmada em termos anuais e revisada para cima em 0,1 ponto percentual em termos mensais, notou o Destatis.
A inflação anual na Alemanha ficou, portanto, um pouco acima da considerada ideal pelo Banco Central Europeu (BCE), de 2,0%.

Fonte: Valor Econômico