With Borders

No Borders

17/09/2012

SINDEPAT ALMEJA CRESCIMENTO DE 10% DE TURISTAS ORIUNDOS DO MERCOSUL

Nos dias 13 e 14 de setembro, aconteceu a Reunião Anual de Pensamento Estratégico do Sindepat (Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas). O evento aconteceu no Complexo Turístico Beach Park. O dia 13 foi reservado para a abertura dos trabalhos, bem como para a realização das Assembléias Gerais Extraordinárias e Ordinárias do Sindepat, além de pequenas alterações/adequações ao estatuto da entidade. No dia 14 foi realizada a Reunião de Pensamento Estratégico com os associados em virtude das muitas demandas que o setor do turismo brasileiro vem apresentando ao MTur e da disposição deste Ministério em resolver os assuntos da atividade.
Além dos membros associados, participaram o Secretário Executivo do MTur, Valdir Simão, o Secretário de Comércio e Serviços do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Humberto Ribeiro, representantes da CAMEX (Câmera de Comércio Exterior), ZPE’s (Zonas de Processamento de exportações) e ABRAZPE (Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação). Estiveram presentes ainda, o Secretário de Turismo de Aquiraz, Erick Vasconcelos e o Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, e o Presidente do Sindepat, Alain Baldacci.
“É uma grande honra recebê-los no Ceará e participar deste debate que é voltado para melhorias no setor de turismo cearense e brasileiro. Nos últimos cinco anos foram investidos R$ 1,8 bi no setor de turismo do Ceará que, além das belezas naturais como o sol, o mar, a culinária e nosso povo, tem grandes empreendimentos turísticos como o Beach Park para incentivar e fortalecer o turismo no Estado”, ressalta o secretário de Turismo do Ceará Bismark Maia. 
Durante o encontro, os diretores dos principais empreendimentos turísticos do Brasil apresentaram diretamente o planejamento estratégico de investimento consolidado no Plano Quinquenal de Metas do Setor, que contém informações referentes a:  visitação projetada ao final do período; per-capita esperado; faturamento anual bruto previsto; geração de empregos diretos gerados; geração de empregos indiretos gerados; e volume de investimentos estimados para atingir tal. crescimento.
O presidente do Sindepat, Alain Baldacci, revelou que a instituição tem o objetivo de incentivar a geração de mais 56,4 mil empregos no setor de turismo brasileiro e almeja um crescimento de 10% na vinda de turistas estrangeiros do Mercosul e América do Sul. 


A reunião também contemplou uma visita técnica ao Aqua Park e aos empreendimentos hoteleiros Beach Park Acqua Resort e Beach Park Suites Resort, que servirão de embrião para discussão sobre as ZPE’S de turismo no Brasil.

Fonte: Folha do Turismo