With Borders

No Borders

19/09/2012

BRASIL ESTÁ RESPONDENDO A DESAFIOS HISTÓRICOS, DIZ PIMENTEL

São Paulo (19 de agosto) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse ontem à noite, em São Paulo, que “o Brasil está respondendo à altura aos desafios históricos que lhe são impostos”. “Reduzimos os juros a patamares internacionais, o câmbio está ajustado, a inflação abaixo da meta, estamos mantendo o equilíbrio fiscal e estamos reduzindo continuamente a relação dívida x PIB”, analisou. 
Pimentel participou da solenidade de premiação da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), quando recebeu o título de “Operário Número 1 da Construção”. A honraria já havia sido concedida anteriormente à atual presidenta da República, Dilma Rousseff, e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o ministro, o prêmio deve-se ao bom desempenho do Brasil, “que tem se destacado no mundo por saber diagnosticar e enfrentar seus problemas”.
O setor reúne em torno de 138 mil lojas em todo o país e é parte da cadeia da construção civil, que representa 13% do PIB brasileiro e emprega 14 milhões de pessoas. Setores dessa cadeia foram beneficiados com as medidas de desoneração da folha de pagamento. Na semana passada, foram os fabricantes de tintas e vernizes, cerâmica, construção metálica, parafusos, porcas e trefilados e pedras e rochas ornamentais.


Mais diplomatas


O Brasil terá no ano que vem de aumentar seu quadro de diplomatas, disse o ministro de Relações Exteriores. O país tem hoje 228 repartições no exterior, das quais 140 são embaixadas, e o restante consulados e representações em órgãos internacionais.
Patriota não chegou a dimensionar as necessidades de reforço do quadro do Itamaraty, que teve pequena redução neste ano, mas segundo ele o ministério sente demanda por reforço, para atender à “ampliação da presença internacional brasileira.”

Fonte: MDIC