With Borders

No Borders

26/09/2012

EM DEFESA DA NAVEGAÇÃO COSTEIRA

O aumento do custo do frete rodoviário, resultante da entrada em vigência da nova Lei dos Motoristas, poderá contribuir para a maior utilização da cabotagem no País, segundo previsão do vice-presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Químicos para a Indústria e Lavoura e de Drogas e Medicamentos de Porto Alegre, Arno Gleisner. Ele estima que as normas introduzidas na legislação deverão ocasionar uma elevação do custo do transporte por caminhão na faixa dos 30%, o que estimulará o setor produtivo a buscar alternativas mais econômicas para o recebimento de matérias-primas e insumos e para o escoamento de mercadorias. O dirigente, que também é vice-presidente da Fecomércio-RS e coordenador do Conselho de Comércio Exterior da entidade, observa ainda que a navegação de cabotagem deveria ser mais estimulada, tendo em vista a extensão da costa brasileira e, entre as medidas que sugere, incluem-se a redução das exigências burocráticas e tributárias, bem como a abertura para o transbordo de cargas internacionais. Ele vê com otimismo a perspectiva do lançamento, pelo governo, de um pacote de medidas de apoio ao setor portuário, a exemplo do que já foi feito em relação às rodovias e ferrovias. Considera positiva, inclusive, a visita da ministra da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi  Hoffmann, a portos no exterior, com o objetivo de colher subsídios que poderão ser aplicados na modernização da infraestrutura portuária brasileira.


Bento


A 23ª edição da ExpoBento começou a venda dos espaços. Segundo o presidente, Eduardo Guindani Caleffi, até o dia 15 de outubro terão prioridade os expositores de Bento Gonçalves e associados ao CIC. Após, a comercialização estará aberta a todos os interessados. A feira será em junho de 2013.


Vagas


A Lojas Renner está com mais de 40 vagas abertas para a nona loja em Porto Alegre, que será inaugurada em novembro. As vagas são para cargos como auxiliar de expedição, auxiliar de estoque, auxiliar de loja, fiscal de loja, costureira, assistente de vendas, caixa e assistente de produtos financeiros. Os interessados devem comparecer com currículo em mãos na Federasul, largo Visconde do Cairu, 17, das 8h às 17h.


Preços


Cesar Arlei Paludo, que gosta de vinhos, mas não dos preços cobrados por eles no Brasil, informa que andou por Espanha e Portugal e constatou a grande diferença de preços de lá e aqui. E cita um comentário do enólogo e sommelier espanhol Mikel Garaizabal, que visitou São Paulo e disse que “os vinhos são muito caros no Brasil”. O espanhol considerou um absurdo os preços cobrados aqui. “Tem muito imposto. Um vinho que lá na Espanha custa ¤ 8, aqui no Brasil vale ¤ 40. Isto é muito ruim, porque acaba virando um produto elitista”, declarou Garaizabal.

Golden Food


A Golden Food Alimentos, dirigida por Paulo Geremia, em Caxias do Sul, está completando 16 anos de atividades no segmento de refeições coletivas. A empresa conta com 130 colaboradores e 35 clientes na região Nordeste do Rio Grande do Sul. No primeiro semestre deste ano, a Golden Food Alimentos registrou crescimento de 8%. Para o segundo semestre, projeta um acréscimo de 11% nos negócios. 
Trade marketing


Rubens Sant´Anna vai iniciar, dia 10 de outubro, nova série de encontros sobre Trade Marketing, para profissionais que atuam em indústrias de bens de consumo, varejo, atacado e distribuidor e buscam conhecimento para planejar, criar e implementar ações que incrementem suas vendas. Será na ESPM, às sextas-feiras e sábados, com custo de R$ 2.652,00.


Caminhões


A indústria automotiva que pisou no freio na produção de caminhões se arrependeu. Novas pesquisas mostram que a demanda brasileira por veículos pesados crescerá 50% nos próximos 10 anos.


O Dia


O Hotel Swan Tower Novo Hamburgo receberá secretárias de seus clientes de toda a região com café da manhã em homenagem a elas, às 8h, na Praça de Eventos do hotel.
Às 10h, no auditório do Margs, a CDL Porto Alegre promove encontro com os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas à prefeitura da Capital: Adão Villaverde, José Fortunati e Manuela d’Ávila serão questionados sobre assuntos relacionados ao varejo e à economia, entre eles, tributação, lojas de rua, comércio informal e a criação de uma marca para a cidade.
Palestra gratuita sobre a Nota Fiscal Gaúcha, às 14h, na CIC Caxias do Sul, promoção do Sescon-Serra Gaúcha e da Secretaria da Fazenda-RS, com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, e o subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Newton Berford Guaraná.
Serão realizados o VII Seminário da Qualidade Segmento Alimentação/Farmacêutico e o II Seminário da Qualidade do Comitê Setorial Asbrav, na Fiergs, com palestras sobre atualidades em gestão e inovação.
Seminário da ABRH-RS sobre desenvolvimento da competência intercultural, às 8h30min, na sede da entidade, à Rua dos Andradas, 1234/1802.
Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos – Energiplast 2012, às 8h, na Fiergs, realização do Sinplats.
O Sindilojas Porto Alegre realizará a 8ª edição do Café com Lojistas, desta vez sobre vitrines, com o designer de moda e publicitário Iran Marcon, às 8h30min, na Rua dos Andradas, 1234/9º andar.
O Tá na Mesa vai receber o presidente do WalMart Brasil, Marcos Samaha. Às 12h, no Palácio do Comércio, no largo Visconde do Cairu, 17.
A Associação Gaúcha de Supermercados realizará o Jantando com a Agas, às 20h, em Santa Cruz do Sul, no Tênis Clube, rua Oswaldo Cruz, 511.
O escritor gaúcho João Gilberto Noll fará o lançamento do livro Solidão Continental, às 19h30min, no Studio Clio.
Inauguração da nova Savarauto Toyota em Porto Alegre, às 19h30min, na avenida Nilo Peçanha, 2000, com a presença de diretores da Savarauto e executivos da Toyota.
Lançamento do Salão do Imóvel 2012, em Bento Gonçalves. O evento será nos dias 20 e 21 de outubro, das 10h às 18h, no L´America Shopping Center, promoção Ascom Vinhedos.

Fonte: Jornal do Comércio