With Borders

No Borders

02/10/2012

SEBRAE FAZ ENCONTRO SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR

Capacitar para vender mais e melhor: é com este objetivo que o Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru, em parceria com o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo (Corcesp), promove, no dia 5 de outubro, o Programa para Capacitação do Representante Comercial Internacional. O encontro será na sede do Sebrae-SP em Bauru (Avenida Duque de Caxias, 16-82), das 9h30 às 17h30.
Na programação do evento estão agendados os cursos sobre Exportação - Roteiro e ferramentas (noções gerais sobre exportação), Importação - Roteiro e ferramentas (noções gerais sobre importação), Aspectos Jurídicos e Fiscais (contratos, tributação e aspectos cambiais) e Marketing Internacional para Representantes Comerciais (feiras, rodadas de negócios e negociação internacional, com apresentação de técnicas sobre a prática de negociar e dinâmicas de grupo). 
O consultor do Sebrae-SP, Thiago Farias, indica que o volume de exportações tem se mantido estável, o que demandou capacitar os representantes para potencializar o setor. \"Verificamos que muitas marcas estrangeiras procuram representantes comerciais para serem responsáveis pelos produtos aqui na região. Isto já sinaliza a necessidade de capacitar esses profissionais para conseguir atender o mercado internacional\", explica.
Thiago Farias diz ainda que esses cursos, oferecidos em conjunto com o Corcesp, já estão na quinta turma em Bauru. \"Como a nossa região é um polo de exportação e importação, é necessário que os representantes estejam em constante reciclagem, atualizando os aspectos jurídicos e as técnicas de marketing e vendas dos produtos\", comenta. 
As vagas para o Programa para Capacitação do Representante Comercial Internacional são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelos telefones (14) 3214-4318 e 3227-2399 ou e-mail corcespbauru@corcesp.org.br.


Números do comércio exterior


Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em agosto deste ano, as exportações alcançaram mais de 22 bilhões de dólares, representando um crescimento de 1,9% em relação ao mês de julho. Já as importações do mês de agosto apontam um volume de pouco mais de 19 bilhões de dólares - um acréscimo de 1,1% sobre o mês de julho. No acumulado do primeiro semestre de 2012, as exportações apontam um valor de 160,5 bilhões de dólares e as importações, 147 bilhões de dólares.

Fonte: Agencia Bom dia