With Borders

No Borders

10/10/2012

GOVERNO FAZ PARCERIAS PARA FORMAR NEGOCIADORES EM COMÉRCIO INTERNACIONAL

BRASÍLIA – No esforço de ampliar o número de negociadores do âmbito do comércio internacional, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assinou nesta quarta-feira (10) três atos de parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O objetivo é desenvolver cursos de capacitação para que especialistas sejam habilitados em negociações relativas ao comércio exterior.
O presidente do IBA, Haroldo Rodrigues da Cunha, e Patriota assinaram declaração na qual estabelecem a cooperação para a capacitação dos estudantes de países em desenvolvimento em cursos técnicos, assim como possibilidades de estágios e bolsas de estudo.
A iniciativa vale para os brasileiros que queiram estudar no exterior e os estrangeiros de países em desenvolvimento que queiram vir para o Brasil. A medida vale para estudantes de graduação em agronomia.
Patriota assinou acordo de cooperação técnica com o presidente do Ipea, Marcelo Neri. O acordo determina a busca de ações conjuntas para estudos e pesquisas no que se refere às relações econômicas internacionais.
Com o presidente da OAB, Ophir Cavalcante Filho, foi assinado protocolo de intenções que define a cooperação para a cursos de capacitação de advogados e diplomatas na área do direito do comércio internacional.
O chanceler ressaltou que há um “amplo esforço” por parte do governo para identificar a imposição de barreiras contra produtos brasileiros em mercados envolvendo vários parceiros comerciais.

Fonte: Agência Brasil