With Borders

No Borders

18/12/2012

MDIC E BANCO DO NORDESTE FIRMAM PARCERIA PELO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ary Lanzarin, assinaram nesta segunda-feira (17), em Brasília, acordo de cooperação para promover ações de desenvolvimento conjuntas na área de atuação da instituição financeira, que contempla todos os Estados do Nordeste e os nortes de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O documento prevê parcerias para fomentar a implantação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) na região, além de outras ações sob responsabilidade do ministério, como inovação, arranjos produtivos, desenvolvimento de pequenas e microempresas, cultura exportadora e outras. O acordo terá validade de 24 meses e poderá ser prorrogado até o limite de 60 meses.
O MDIC será o coordenador geral da parceria. Cada secretaria do Ministério ficará responsável por acompanhar os projetos desenvolvidos em sua área de atuação. O banco será o responsável pelo financiamento desses projetos. Ficará a cargo da instituição o fornecimento de apoio administrativo, recursos humanos e de eventuais estudos ou convênios que venham a ser solicitados por estados ou municípios.
O ministro ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento da região. “O Nordeste se transformou em um dos polos do país. Trata-se de um mercado extremamente promissor e atraente, assentado sobre uma base industrial já bastante desenvolvida. Essa parceria vai gerar frutos importantes para esse momento que vivem a região e o país”, apontou.

Fonte: MDIC