With Borders

No Borders

03/09/2013

PARA PIMENTEL, BRASIL SUPEROU DEFASAGEM CAMBIAL

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse na manhã desta terça-feira (3) que o Brasil superou a "defasagem cambial que nos atormentou desde 2009”. “O novo patamar do dólar no propicia um conforto que não tivemos nesses últimos anos”, disse, na solenidade de abertura do 5º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo.


A uma platéia de empresários, o ministro voltou a dizer que o governo trabalha com "total senso de responsabilidade" para afastar qualquer risco inflacionário. “Está claro que o juro pode subir e cair quando apropriado”, declarou, ao ressaltar o bom momento pelo qual passa o país, “sem qualquer sinal de desequilíbrio das contas publicas”.


Inovação


Sobre o tema específico do encontro, o ministro disse que o Brasil tem hoje maior quantidade de ferramentas para promover a inovação na indústria nacional, muitas delas construídas a partir da organização dos industriais no Movimento Empresarial pela Inovação (MEI). Como exemplo de mecanismo surgido a partir da demanda da indústria, o ministro citou o programa Pronatec-Brasil Maior, que será lançado em setembro.


Por meio deste programa, o Ministério da Educação e o MDIC pretendem formar 120 mil trabalhadores em áreas definidas regionalmente por setores da indústria. Dessa forma, atende-se diretamente à demanda, aumentando a competitividade e facilitando o emprego do trabalhador treinado.

Fonte: MDIC