With Borders

No Borders

09/10/2013

MISSÃO BRASILEIRA NEGOCIA ACORDOS DE INVESTIMENTO COM ANGOLA E MOÇAMBIQUE

O Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho, apresentou nesta terça-feira (9), em Luanda, ao ministro da Economia de Angola, Abrahão Gourgel, um novo modelo de acordo de investimentos. Os objetivos do novo formato de acordo são promover e facilitar investimentos mútuos entre as duas economias.


A proposta foi debatida em profundidade em reuniões técnicas realizadas ao longo do dia entre autoridades brasileiras e angolanas. A intenção do governo brasileiro é reforçar as relações institucionais entre os dois países, criando, de parte a parte, pontos focais para negociações e eventual solução de problemas. A existência desses pontos focais na Angola e no Brasil facilitaria, ainda, o diálogo entre os setores público e privado dos dois países e a identificação de oportunidades de negócios. A proposta foi bem recebida pelo ministro angolano.


Na segunda-feira, o secretário e a delegação brasileira já haviam apresentado as linhas gerais do novo modelo de acordo de investimentos às autoridades de Moçambique. Godinho e a equipe brasileira foram recebidos pelos ministros da Indústria e Comércio do país, Armando Inroga, e da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia. A apresentação da proposta foi seguida de reuniões entre especialistas dos dois países para troca de informações e esclarecimentos de dúvidas.


Brasil e Moçambique fecharam, na ocasião, um cronograma de negociação prevendo, inclusive, nova ida de técnicos brasileiros à cidade de Maputo, capital do país africano, em novembro deste ano. Liderada pelo secretário de Comércio Exterior, a delegação brasileira conta com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério da Fazenda (MF) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Fonte: MDIC