With Borders

No Borders

22/10/2013

QUATRO PROJETOS SÃO APROVADOS PELO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA BRASIL-ISRAEL

Quatro dos dez projetos apresentados até agora ao Programa de Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado entre Brasil e Israel foram aprovados pelo Comitê Gestor brasileiro. A partir de agora, as empresas que tiveram os projetos solicitarão financiamento junto às instituições de fomento à inovação nos dois países. O financiamento aos quatro projetos aprovados devem ultrapassar o montante de US$ 13,8 milhões.


Nessa primeira fase, foram avaliados os méritos técnicos das propostas apresentadas, a viabilidade do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o potencial de mercado do novo produto, processo ou serviço, o grau de inovação do projeto e a participação equilibrada de cada empresa na pesquisa.


As empresas que tiveram projetos aprovados foram: Flight Technologies (Brasil) e NextVision (Israel); Acrux Aerospace Technologies (Brasil) e Optibase Technologies (Israel); AEL Sistema (Brasil) e Elbit Systems (Israel); Maynards Indústria Tática (Brasil) e MYWALL Ballistic Testing & Engineering (Israel).


Os projetos que não foram aprovados neste momento podem ser reapresentados ao Comitê Gestor até o prazo final de entrega, em 14 de novembro. Além desses, espera-se o recebimento de novos projetos, em função de consultas feitas ao MDIC a empresas nos últimos meses. Pelo edital de cooperação, empresas dos setores de saúde, defesa, energia renovável e tecnologia da informação e comunicação podem apresentar projetos em conjunto para o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços.


A cooperação tecnológica entre Brasil e Israel está de acordo com meta do Plano Brasil Maior (PBM) de aumentar o investimento privado em P&D. A cooperação internacional para inovação é uma das prioridades da Secretaria de Inovação (SI) do MDIC.

Fonte: MDIC