With Borders

No Borders

19/05/2014

SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MDIC ABRE CURSO DE FORMAÇÃO DE ANALISTAS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Teve início hoje a segunda etapa do curso de formação do último concurso para Analistas de Comércio exterior (ACE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Pela manhã, 95 aprovados foram recepcionados no auditório da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em Brasília, onde farão o curso com cinco semanas de duração. Para serem aprovados nesta última etapa, eles serão avaliados em provas semanais.


Ao dar as boas vindas aos futuros servidores públicos federais, o secretário-executivo do MDIC, Ricardo Schaefer, falou sobre a importância do trabalho que os novos Analistas de Comércio Exterior realizarão. "É uma carreira que perpassa diferentes ministérios e cuja demanda vem aumentando muito. O nosso comércio exterior se multiplicou por cinco na última década, quando passamos de uma corrente de comércio de US$ 100 bilhões para uma de quase US$ 500 bilhões, o que fez com que nós precisássemos modernizar muito a nossa gestão. Nesta última década, também assistimos à retomada da política industrial brasileira, que hoje está no seu terceiro ciclo, o Plano Brasil Maior. O que trouxe novas complexidades e novos desafios para o MDIC", disse Schaefer.


O secretário também lembrou que a formação multidisciplinar é importante para os novos ACEs porque as políticas públicas, neste momento de maior competitividade no comércio exterior, são interministeriais. "Não podemos conceber hoje uma política industrial descolada de uma política comercial, da promoção de exportações, de uma política tributária, do apoio oficial à exportação, e da internacionalização de empresas. São coisas interligadas e isto vocês vão observar, independentemente da área em que irão atuar", explicou.


Ao encerrar sua fala, Ricardo Schaefer lembrou que os Analistas têm conquistado espaços importantes no MDIC, lembrando que o secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho e o secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Gustavo Saboia, também são ACEs. "O bom do serviço público é que dificilmente uma vocação não encontra um espaço para sua atuação. Precisamos de gente qualificada para que o Brasil continue se inserindo positivamente no cenário internacional", assinalou.


História


A carreira de Analista de Comércio Exterior foi criada em 1998 e já foram realizados 5 concursos públicos. Hoje existem 730 cargos efetivos de ACE no MDIC e em outros órgãos do Governo Federal como o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Fazenda (MF), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG), e Ministério do Desenvolvimento Agrario (MDA). Do último concurso, 139 ACEs já estão atuando em diferentes áreas no MDIC.


Também estiveram presentes na abertura do curso de formação, o diretor-geral da Escola de Administração fazendária (Esaf), Alexandre Motta, e o subsecretário substituto de Planejamento, Orçamento e Gestão do MDIC, Júlio Nogueira.

Fonte: MDIC