With Borders

No Borders

06/03/2012

SAIBA O QUE CONSIDERAR À RESPEITO DAS MODALIDADES DE FRETE

Cuidados, vantagens, desvantages e comparativos entre os fretes internacional, aéreo e marítimo
Muitas Empresas Importadoras e Exportadoras me perguntam:
Quais os Cuidados, Vantagens, Desvantages e Comparativos entre o Frete Internacional Aéreo , Marítimo e Rodoviário?
Primeiramente precisamos analisar e comparar vários fatores que interferem nos custos dos modais.
1. O Frete Marítimo quase sempre é inferior aos demais, porém precisam ser analisadas as despesas acessórias que podem ser até maiores que o próprio frete tais como: taxa de liberação,taxa de desconsolidação,capatazias, afrmm, armazenagem, sendo a Última a maior vilã hoje em Santos, quando a carga é consolidada ou seja lcl o Importador não tem a opção de escolher o terminal de desova do container e alguns terminais estão com preços exorbitantes para cargas soltas. Recomendamos , dependendo do valor da carga o carregamento fcl ou seja o container é todo " seu" , podendo o Importador redestinar o mesmo a um Recinto alfandegado onde possui negociação de armazenagem.
2. O Frete Aéreo apesar de ser mais caro e possuir limitações, as vezes no final do custo é mais compensador. A Armazenagem é calculada sobre o valor Cif (1,7%), além de ser muito mais rápido e o produto estar disponível antes, são fatores a serem analisados
3. O Frete Rodoviário Internacional - Mercosul e Aladi, pode ser muito vantajoso, pois não demora tanto quanto o marítimo e é mais barato que o Aéreo, além de que muitas transportadoras fazem o processo door to door , economizando custos de Transporte Nacional desde o Recinto Alfandegado até a Empresa.
Ou seja, muito se fala que a Logística Brasileira é muita cara e lenta e reflete diretamente nos custos totais dos produtos, uma escolha equivocada no meio de transporte pode prejudicar a operação inteira.
Procure sempre profissionais gabaritados que possuam experiência e conhecimento em Comércio Internacional e principalmente Empresas honestas e que cuidem de seus Clientes.

Fonte: Administradores.com.