With Borders

No Borders

13/03/2012

GINGA SERÁ INSTALADO EM 75% DOS TELEVISORES DE PLASMA PRODUZIDOS A PARTIR DE 2013

Os televisores com tela de plasma produzidos na Zona Franca de Manaus deverão incorporar o software brasileiro de interatividade Ginga em 75% da produção, a partir de 1º de janeiro de 2013. O índice aumenta para 90% em 2014, conforme portaria dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicada no Diário Oficial desta terça-feira.
A Portaria Interministerial nº 187/2012 altera o Processo Produtivo Básico (PPB) do produto (Portaria MDIC/MCT nº 174/2009), cujo cumprimento é condição fundamental para que os fabricantes continuem a ter direito aos benefícios tributários estabelecidos às indústrias instaladas em Manaus. A esses produtores são concedidos benefícios como redução do Imposto de Importação dos insumos importados e isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O cronograma de inclusão do Ginga nos televisores de plasma é o mesmo já definido para os aparelhos com tela de cristal líquido produzidos em Manaus, conforme Portaria MDIC/MCTI nº 140/212. O Ginga, que permite o funcionamento de aplicativos interativos nas tevês, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba, Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Universidade Federal de Minas Gerais, Coppe-UFRJ e PUC-Rio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC.