With Borders

No Borders

05/06/2012

SEBRAE E BANCO DO BRASIL ORIENTAM PMES SOBRE EXPORTAÇÕES

Segue até outubro, com eventos agendados nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Bahia, mais um ciclo de Encontros Empresariais sobre Comércio Internacional – Financiamento à Exportação, programa realizado em parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco do Brasil (BB). Em formato de seminário, os eventos possuem até quatro horas de duração.
“Temos uma parceria com o Banco do Brasil, desde 2009, para a realização deste ciclo de encontros. O objetivo da iniciativa é estimular pequenos negócios a buscarem o mercado exterior para diversificação da pauta e da receita”, explica Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae.
A abertura oficial foi no último dia 24, em São Paulo (SP). O ciclo chegou a Recife (PE) no primeiro dia de junho e o próximo está programado para acontecer em Varginha (MG), no dia 28. O cronograma completo pode ser conferido na tabela ao final da reportagem.
Cerca de 140 empresários brasileiros compareceram ao evento em São Paulo, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil da capital (CCBB-SP). O evento contou com duas palestras, uma do BB – que destacou o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), considerado o principal instrumento público de apoio às vendas para o mercado externo – e outra do Sebrae estadual – sobre as ações realizadas nos estados para apoiar aqueles que querem exportar e usufruir dos serviços da instituição.
Na avaliação de Paulo Alvim, gerente de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, a série de seminários contribui para que os pequenos negócios brasileiros se tornem mais competitivos. “As empresas precisam apostar na gestão, atuando dentro ou fora do Brasil. Mais competitivas, também podem fazer frente à concorrência dos produtos importados no mercado interno”, afirma.
Além do seminário, o Sebrae Nacional oferece também o curso “Planejando para Internacionalizar e o Auto-diagnóstico Online para Internacionalização” – ferramenta destinada a avaliar o nível de preparo das empresas para atuarem em mercados internacionais. “É uma fotografia inicial que auxilia a empresa a direcionar suas ações”, explica Weniston Abreu, consultor da entidade. Outro produto oferecido é o curso presencial “Planejando para Internacionalizar”, que ajuda a preparar a empresa para expandir os negócios no mercado internacional.
AGENDA – Encontros Empresariais sobre Comércio Internacional – Financiamento à Exportação


28/6/2012  Varginha (MG)
17/7/2012  Ribeirão Preto (SP)
16/8/2012  Aracaju (SE)
5/8/2012 Manaus (AM)
5/9/2012  Joinville (SC)
4/10/2012  Fortaleza (CE)
13 e 14/10/2012  Goiânia (GO)
17/10/2012  Belo Horizonte (MG)
23/10/2012 Salvador (BA)

Fonte: Sebrae. Datas sujeitas a alteração