With Borders

No Borders

02/07/2012

LOGÍSTICA AVANÇADA, VANTAGEM COMPETITIVA

Fortes empresas e entidades são apoiadoras da Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior – Logistique, programada para o período de 23 a 26 de outubro em Chapecó. O eventointegra todos os modais que a indústria precisa para se desenvolver e apresentará o que existe de mais moderno no setor. Participarão 180 expositores, cerca de 15 mil visitantes compradores e a previsão de negócios é de 120 milhões de reais. 
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC,Enio Albérto Parmeggiani, que representa uma das entidades apoiadoras, realça que dispor de uma logística estruturada e adequada representa vantagem competitiva ao empreendimento. “Portanto é fundamental não somente investir nas melhores tecnologias como também conhecer as estratégias para saber como e quando comprar; codificação de materiais; localização e organização do almoxarifado; armazenagem e conservação dos materiais; entre outros aspectos”. 
Na visão do coordenador regional do Sebrae/SC, a Logistique vem se consolidando desde a primeira edição como diferencial estratégico para o oeste. Além de oportunizar o contato com diferentes fornecedores, os visitantes recebem informações através de seminário e demonstrações de soluções apresentadas pelas empresas. “A feira possibilita ao visitante conhecer estratégias de mercado que priorizam operações eficientes, visando aumentar a competitividade nos negócios”, complementa Parmeggiani. 
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, reforça que a feira consolida ainda mais um setor que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. “A logística ocupa, atualmente, lugar de destaque nas organizações, pois, trata-se de uma das mais importantes ferramentas para a alta administração”.
O presidente do SITRAN, empresário Valmor Zanella, afirma que essa é uma das exposições mais completas do setor no país, pois inclui quatro grandes áreas: transporte e logística(caminhões e implementos, pneus, peças e acessórios, combustíveis e derivados, transportadores, operadores multimodais de carga, companhias aéreas e navegação), intralogística, ou seja, transporte interno e sistemas de fluxo de materiais (veículos industriais, equipamentos de elevação, movimentação e armazenagem de carga, pallets e estruturas, embalagens e acessórios), serviços de apoio (software e hardware, controle e automação, bancos e seguradoras) e comércio exterior (agentes de carga, consultoria, câmaras de comércio, despachantes aduaneiros e portos).
O público visitante é formado por dirigentes, executivos e assessores de empresas de atacado e distribuição, grandes e pequenos varejistas, frotistas e transportadores, profissionais do segmento de logística e comércio exterior, gerentes de marketing e produção, associações e instituições e imprensa especializada.
O evento é promovido pela Federação dos Transportadores de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó (Sitran). Além do SEBRAE, são apoiadores a CETRANCESC, ANFIR, ABRALOG , ABTI, ACIC, ADAC, SICOM, SINDIPOSTOS e Convention & Visitors Bureau. A organização é da Zoom Feiras & Eventos.

Fonte: Revista Portuária Economia & Negócios.