With Borders

No Borders

09/07/2012

ITAJAÍ RECEBE PRÊMIO DE MELHOR PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE E DISPUTA EDIÇÕES 2014/2015 E 2017/2018 DA VOR

Galway, Irlanda – Itajaí foi uma das paradas premiadas na noite mais concorrida da Volvo Ocean Race, o Prize Giving da etapa final da regata, realizada no sábado,07.
Galway, Irlanda – Itajaí foi uma das paradas premiadas na noite mais concorrida da Volvo Ocean Race, o Prize Giving da etapa final da regata, realizada no sábado,07. O município levou o troféu de melhor programa de sustentabilidade “Certificado Volvo de Conscientização Ambiental 2011/2012”, em reconhecimento aos projetos de sustentabilidade desenvolvidos no Stopover Itajaí, no período de 04 a 22 de abril. A premiação foi entregue pelo CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, ao prefeito de Itajaí e ao coordenador do Itajaí Stopover Sustentável, Glenn Suba.
“O prêmio é um dos mais cobiçados entre os municípios sedes da regata de volta ao mundo”, diz Suba. Para os coordenadores do Stopover Itajaí, essa premiação é o reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade que acreditou no projeto ambiental desenvolvido no município e não mediu esforços para que ele se concretizasse. Na opinião do prefeito, a premiação coroou com êxito o que foi o evento para Itajaí e região.
O projeto Itajaí Stopover Sustentável foi desenvolvido em conjunto pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Na disputa - Itajaí continua na disputa para sediar as edições 2014/2015 e 2017/2018 da Volvo Ocean Race. O processo de escolha foi iniciado e encontra-se na sua 4ª etapa. 35 cidades ainda disputam as próximas edições da VOR, porém, existem grandes expectativas para que o município realize as edições seguintes da regata. “O sucesso da parada Itajaí, aliado a excelente aprovação pela organização da regata, nos alimentam grandes expectativas”, informa o secretário Executivo do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, João Luiz Demantova.
A definição deverá ocorrer até o final deste ano, início de 2013. Entretanto, mesmo com a decisão ocorrendo apenas em dezembro ou início de 2012, os itajaienses estão bastante otimistas. Ainda durante a parada da regata em Itajaí, Knut Frostad afirmou à imprensa que o município somente não participará das próximas edições se não quiser. Já em Galway Frostad não se cansa de fazer comentários elogiosos à participação de Itajaí na edição 2011/2012 da VOR. Adjetivos mencionados pelo dirigente que só aumentam as expectativas dos organizadores do Stopover Itajaí.

Fonte: Assessoria de Informação do Porto de Itajaí.