With Borders

No Borders

03/08/2012

BRASIL PODE PERDER “BONDE DA HISTÓRIA”, DIZ RUBENS BARBOSA

Segundo o ex-embaixador, empresas estrangeiras já estão pensando duas vezes antes de investir no Brasil
São Paulo - Para Rubens Barbosa, ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos e presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) o Brasil corre o risco de, mais uma vez, perder as chances do momento. “Se a percepção dos trabalhadores, setor privado e governo brasileiro não mudar, vamos perder novamente o bonde da história”, disse Barbosa. O ex-embaixador afirmou que as empresas estrangeiras já estão pensando duas vezes antes de investir no Brasil. Pelas políticas que foram ou não adotadas o Brasil perdeu uma grande oportunidade para tomar as medidas necessárias e dar um salto qualitativo aproveitando o desarranjo do mundo. “Sobretudo a partir de 2008, tomar as medidas que colocariam a economia brasileira em outro patamar”, disse.
Para Barbosa, a expansão do mercado interno tem limites e, uma vez que o mercado internacional vai se recuperar, é necessário pensar em alternativas para o longo prazo. “Temos poucas, para não dizer nenhuma, política de longo prazo”, disse Barbosa.
Para Barbosa, o Brasil vive uma desindustrialização e a política econômica atual não está enfrentando isso nem tomando as medidas adequadas. “Estamos sem visão estratégica de médio e longo prazo para a política econômica”, afirmou.
Mercosul
“O Brasil precisa assumir de fato a liderança na região, não essa assumida agora na questão do Paraguai e da Venezuela no Mercosul – que foi uma bomba de efeito retardado que vai estourar na mão do Brasil”, disse.
A entrada da Venezuela no Mercosul (durante conflito político no Paraguai) representa o fim do ciclo atual do bloco, segundo Barbosa. “Estamos entrando em uma nova fase do Mercosul que não abre mercado”, disse.
Barbosa participou hoje do evento “O Brasil em meio às transformações do cenário internacional”, realizado em São Paulo.

Fonte: Exame.com.