With Borders

No Borders

07/08/2012

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS FOI PAUTA DE REUNIÃO NA ACII

Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), melhoria da coleta seletiva, divulgação, educação ambiental e termos de compromissos são algumas das ações que deverão ser implantadas em Itajaí com o objetivo de se colocar efetivamente em prática a Lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O importante e atual assunto foi tema da Reunião de Diretoria da ACII nesta segunda-feira (06) e contou com a participação expressiva de associados e convidados. A abordagem da Gestão de Resíduos Sólidos ficou sob a responsabilidade do diretor da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Francisco Carlos do Nascimento. Ele explicou que a lei regulamenta responsabilidades, meios de coleta e destinação ideal para os mais diversos tipos de resíduos. “O descarte inadequado, além de prejuízo ambiental é, agora, passível de responsabilização judicial”, enfatiza.
Durante a apresentação, o diretor expôs vários dados da coleta seletiva no Brasil e em Itajaí, entre eles, que o município produz 468 toneladas/anos de resíduos eletrônicos e o descarte de 107 quilos/dia de pilhas. Ele também destacou que a legislação prevê competências para setor público e para o privado na coleta e destinação dos resíduos sólidos, porém é necessário que cada um tenha conhecimento de suas obrigações.
O público participou de forma ativa e efetiva da abordagem do assunto fazendo questionamentos e apresentando sugestões para a aplicação do PMGIRS, bem como, sinalizando o valor que a sociedade deposita a problemas como a questão do lixo. A representante da Reciclavale - Cooperativa de reciclagem do Vale do Itajaí), Marli Martins, falou da importância deste trabalho e colocou a cooperativa à disposição para recebimento dos resíduos. A Reciclavale fica situada na Rua Mário Bento dos Passos, 174, Bairro Cordeiros e atende pelos telefones: 84267384 e 92121230.
Na reunião o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Jr, falou sobre a situação no Complexo Portuário, decorrente da greve dos trabalhadores da Agência Nacional Vigilância Sanitária (ANVISA) que está prejudicando a economia do Estado por causa da falta de inspeção nos portos de Itajaí e Navegantes.
No encontro representantes da Câmara da Mulher Empresária da ACII também fizeram uso da palavra para divulgar o “Momento Mágico”, com o palestrante Evandro Soares, evento que acontece no dia 14 de agosto na entidade. No final da reunião Carlos J. Severa, da Liga Sul Brasileira, falou sobre o 13º Mega Open International Taekwondo Championship, competição que ocorrer dia 25 de agosto no Ginásio São José. O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Marafioti, convidou os presentes para participar na próxima terça-feira (14), da formatura de 40 soldados e a legalização do processo terreno que abriga o batalhão e que se arrasta há anos. Na próxima semana, a Reunião de Diretoria da ACII será no próprio batalhão.

Fonte: ACII.