With Borders

No Borders

08/08/2012

BRASIL E ISRAEL AMPLIAM COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA

A cooperação tecnológica entre Brasil e Israel vai ser ampliada. Ainda em agosto, os dois países assinam um edital de cooperação para o financiamento de projetos a partir de US$ 500 mil na área de inovação. O objetivo é desenvolver em conjunto novas tecnologias nas áreas de TICs (tecnologias da informação e comunicação), ciências da vida (biotecnologia, equipamentos médicos e fármacos) e defesa (militar e civil). Os projetos terão o financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da Finep e do Matimop, a agência de desenvolvimento de inovação de Israel. Israel mantém acordos semelhantes com Estados Unidos, China e países da União Europeia.
“Temos um vasto horizonte e um grande interesse em ampliar ainda mais a parceria com um país que é exemplo de desenvolvimento econômico, tecnológico e social”, afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ao se reunir na noite de ontem, em Brasília, com o ministro de Ciência e Tecnologia de Israel, Daniel Hershkowitz. “Temos todo interesse em estar cada vez mais próximos do Brasil, uma potência emergente”, disse Hershkowitz.
Em viagem a Israel em maio, o secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, negociou o acordo com o Matimop e teve sinalização positiva das universidades Hebraica de Jerusalém e de Tel Aviv, e do Instituto Israelense de Tecnologia ao consultá-los sobre a disposição de receber os universitários brasileiros sob o programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a concessão de bolsas para 100 mil pesquisadores brasileiros estudarem em outros países.

Fonte: MDIC.