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09/08/2012

PRAZERES DESTACA INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA CAPIXABA NO ENCOMEX EMPRESARIAL

Vitória-ES – A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentaram o Mapa Estratégico do Comércio Exterior, na manhã de hoje, durante a abertura do Encontro de Comércio Exterior Empresarial (Encomex Empresarial), no Centro de Convenções de Vitória.
O estado é o primeiro a ter o seu mapa, que é um documento que estabelece estratégias para o desenvolvimento do setor exportador. Os mapas irão compor o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), feito em parceria com instituições governamentais e da iniciativa privada, federais e estaduais.
Na ocasião, a secretária destacou a internacionalização da economia capixaba. “A participação das exportações do Espírito Santo no Produto Interno Bruto foi de 28,6%, em 2011, enquanto que, no Brasil, esse percentual foi de 10,3%. Isso mostra o quanto o comércio exterior é importante para a economia capixaba”, disse.
Tatiana analisou ainda a capacidade de crescimento do intercâmbio comercial do estado com o mercado exterior e relacionou produtos com potencial na pauta exportadora do estado, como, por exemplo, móveis, frutas, chocolates, café solúvel, pedras ornamentais e produtos siderúrgicos.
O governador Renato Casagrande lembrou que o Espírito Santo tem uma vocação histórica para o comércio exterior como via de escoamento de mercadorias do eixo produtivo Oeste-Leste do país. Ele, contudo, avaliou que o estado está diante do desafio de melhorar a sua infraestrutura para aproveitar o seu potencial exportador.


Encomex Empresarial


O encontro tem por objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos e mercados. A iniciativa parte do esforço de instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo, e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estruturas relacionadas ao comércio exterior.
A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de solucionar dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações e acessar novos mercados para os seus produtos e serviços.
Nesta edição em Vitória, os participantes tiveram acesso ao balcão de atendimento do MDIC (desk resolution). Houve o encontro com especialistas em mercados (rodada com tradings), coordenado pela Apex-Brasil, e o encontro de negócios, organizado pelo Sebrae-ES. Nos estandes das instituições parceiras instalados no evento os interessados puderam se atendidos ainda uma exposição sobre o artesanato capixaba, promovida pelo Sebrae-ES.


Parceiros


O Encomex Empresarial Vitória é uma iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, em parceria com o governo do estado do Espírito Santo. O evento conta com o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil); do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco do Brasil (BB); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e da Caixa Econômica Federal (CEF).
O encontro possui também o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério das Relações Exteriores (MRE); da Prefeitura de Vitória; da Companhia de Desenvolvimento de Vitória; da Prefeitura de Vila Velha; da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa); e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Fonte: MDIC.