With Borders

No Borders

31/08/2012

MERCADO DE TRABALHO É MOTIVO DE GRANDE PREOCUPAÇÃO, NOTA BERNANKE

SÃO PAULO - A estagnação do mercado de trabalho é um motivo de grande preocupação não apenas por causa do enorme sofrimento e perda de talento humano como também pelo fato de os altos níveis de desemprego vão causar danos estruturais à economia americana por muitos anos, avaliou o presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke.
Em seu aguardado discurso no simpósio que acontece em Jackson Hole, em Wyoming (EUA), o dirigente do banco central americano enfatizou que o Fed está pronto para atuar conforme a necessidade a fim de "garantir uma recuperação econômica mais forte e uma melhoria nas condições do mercado de trabalho em um contexto de estabilidade de preço".
Apesar de sinais positivos, Bernanke acredita que a situação econômica americana "está longe do satisfatório". Reconheceu, no entanto, que a política monetária tanto ortodoxa como heterodoxa, forneceu apoio importante para a retomada da economia e ajudou a manter a estabilidade de preço.
"Apesar da preocupação recorrente sobre riscos deflacionários, por um lado, e repetidos alertas de que uma política de juro abixo pode iniciar uma inflação, por outro, a inflação tem ficado próxima da meta de 2% do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, em inglês) e as expectativas inflacionários permanecem estáveis", observou.

Fonte: Valor Econômico