With Borders

No Borders

04/09/2012

MDIC: META DE EXPORTAÇÃO PARA 2012 NÃO SERÁ ATINGIDA

O governo desistiu da meta de exportação de US$ 264 bilhões prevista para este ano, segundo informou nesta segunda-feira o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira. "O governo não vai atingir a meta de exportação para este ano, mas o resultado deve ser muito melhor do que tínhamos de 2008 para 2009, época do primeiro mergulho da crise", disse.
Segundo ele, a meta pode ser revista, mas o MDIC ainda não teve condições de apresentar um número. "O cenário é confuso. Qualquer meta agora tem influência da crise internacional e das greves", ressaltou.
O secretário enfatizou que o principal motivo para o não cumprimento é o comportamento da economia internacional, que tem gerado um quadro adverso para os parceiros do Brasil. Ele disse que o assunto é tema de preocupação no governo e ressaltou as medidas tomadas até agora para estimular a indústria, como a desoneração da folha de pagamentos e o Programa Reintegra. "Não é só questão de tomar medidas, mas sim de recuperação da economia internacional que tem diminuído a demanda por compras", disse.
Teixeira disse que "a briga" do MDIC até o final do ano será de manter o patamar das exportações visto no ano passado, de US$ 256 bilhões. "Nós não queremos cair disso, mas dependemos da economia internacional e não de nós", ressaltou. "Estamos lutando fortemente para manter as exportações no mesmo patamar do ano passado, que foi recorde", continuou.

Fonte: Agência Estado